sábado, 27 de novembro de 2010
Alunas são notícia no site da Sudesb
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
Campeonato Brasileiro de Seleções sub-20 feminino (2ª divisão)
A equipe baiana não esteve bem na primeira metade do jogo. Apesar da maior posse da bola apresentado e do grande número de investidas das atletas baianas contra o gol do Acre, não houve movimentação no placar por parte da equipe baiana. A Capitã Taiana (ex-arte nas quadras) tentava em vão criar oportunidades e levar a equipe ao ataque. Quando a seleção baiana parecia que iria se encontrar em quadra, com duas chances claras de gol salvas pela goleira Fiama do Acre, o adversário chegou ao gol em um contra-ataque rápido pela direita aos 14 minutos, com Isa finalizando bem, mesmo marcada pela jogadora Lorena da seleção baiana.
A Bahia ainda teve mais duas chances de empatar ainda no primeiro tempo, mas desperdiçou e foi para o intervalo em desvantagem.
O segundo tempo começou com a seleção baiana buscando o resultado e pressionando as adversárias que não conseguiam sair da sua meia quadra de defesa. Taiana, Kaylane e Debora tentaram sem sucesso empatar o jogo para a seleção baiana. Como o gol não saia as baianas começaram a ficar nervosas e num contra-ataque mais uma vez a seleção acreana ampliou com Fabiula aos 30 minutos. Depois que uma bola foi perdida no ataque. e a maioria das atletas baianas não retornou para a cobertura defensiva, deixando Quessia sozinha contra duas adversárias.
Quando o desespero já era evidente entre as atletas e a comissão técnica da seleção baiana, Debora diminui 31 minutos, após uma cobrança de lateral mal feita pela seleção do Acre, Lorena antecipou a jogada carregou a bola e fez a assistência que resultou no gol da seleção baiana.
As baianas continuaram insistindo e foram premiadas aos 35 minutos com mais um gol de Debora, após um passe preciso de Lorena pelo meio da defesa acreana. O segundo gol das baianas acordaram as jogadoras do Acre que passaram a sair buscando a vitória que antes parecia certa. Terceiro gol da seleção baiana saiu após novo passe de Lorena desta vez para Kaylane que finalizou de fora da área com a bola entrando depois de bater no travessão, aos 38 minutos.
Depois do gol as atletas baianas começaram a valorizar a posse de bola e quase apliaram em duas oportunidade, sendo que em uma dela a bola explodiu na trave com violência após o chute de Lorena.
As atletas baianas continuaram valorizando a posse de bola até o apito final das arbitras. O grupo comemorou ainda em quadra a reação e os três pontos conquistados.
Com a vitória a seleção baiana segue na segunda colocação, atrás das donas da casa (seleção do Mato Grosso do Sul) e com boas chances de subir para a primeira divisão. Hoje (28/10/2010) a seleção baiana volta a quadra, desta vez contra a seleção de Roraima.
A seleção baiana sub-20 conta com o apoio da Prefeitura de Santo Amaro (BA), que financiou a preparação da equipe em Salvador e da Sudesb (Superintendência de desportos do estado da Bahia).
Para mais detalhes segue o link para a matéria veiculada no site oficial do evento.
http://www.futsaldobrasil.com.br/2009/competicoes/vernoticia.php?id=7862
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
Alunas do Arte nas Quadras convocadas para a seleção baiana sub 20 feminino
- Convite para compor a principal equipe de futebol de campo do estado da Bahia (O São Francisco do Conde Social Clube);
- Seleção brasileira de futebol de campo sub 17 (testes e Campeonanto Mundial da Fifa para Seleções - sub 17 feminino(realizado na Nova Zelândia);
- Seleção brasileira de futebol de campo sub 20 (testes);
- Aluna-atleta da FTC Salvador (modalidade futsal feminino).
Já Quessia tem uma trajetória bem diferente de Taiana, pois desde o inicio dos trabalhos com o grupo de competição vários técnicos de equipes de futsal feminino e masculino (que geralmente visitam as atividades do Arte nas Quadras), público assistente dos jogos e parentes de outros alunos do projeto questionavam a presença dela no grupo de competição.
Como na proposta do Arte nas Quadras não é trabalhar a curto prazo (e sim a médio e longo prazo) com as crianças e adolescentes que nos procuram, ela teve uma chance que muitos não tem e outros tantos querem e não tem o acesso.
Ela demorou a desabrochar mas na temporada 2009, ela figurou entre os destaques do grupo de competição do AnQ e esteve na lista das melhores atletas das competições nas quais o Arte nas Quadras participou no ano.
No ano de 2010 mesmo sem o grupo de competição do Arte nas Quadras participar de competição alguma ela permaneceu treinando com os meninos, objetivando uma possível convocação para seleção baiana e acabou recompensada.
Vale destacar que alguns do seus criticos iniciais hoje se rendem a seu talento e determinação, um exemplo claro é o técnico da seleção baiana sub 20, o Sr. Carlos Vicente dos Santos Dorea (de boné azul na foto).
Esperamos no final do mês de outubro após o Campeonato Brasileiro de Seleções -categoria sub 20 feminino, ter mais boas noticias sobre as nossas duas guerreiras.
terça-feira, 7 de setembro de 2010
O inicio do aprendizado....
quarta-feira, 1 de setembro de 2010
Tentando ensinar... aprendendo novos conceitos...
- Manter a posse da bola (prioritariamente para o grupo em vantagem numérica) e movimentar-se pelo espaço de jogo (no caso em questão metade da quadra);
- Recuperar e manter a posse da bola (prioritariamente para o grupo em desvantagem numérica) por meio de ações de redução de espaços, fechamento de linhas de passe e bloqueios;
- Em ambos os casos tentar utilizar o máximo do espaço disponível para realização dos movimentos coletivos em quadra.
Também foi recomendada a utilização do padrão de triangulação visto nas aulas anteriores (ver fotos) quando a equipe estivesse com a posse da bola. Porém o que foi visto após o inicio da atividade foram dois erros básicos gritantes, por parte das equipes e dos alunos.
quarta-feira, 4 de agosto de 2010
O primeiro dia... um novo caminho...
"A maioria deles tem sérios vícios técnicos e táticos, todos passíveis de correção, mas de modo geral eles são talentosos e jovens. Uma combinação perfeita se tivermos o tempo necessário para levarmos o grupo a atingir o auge do seu potencial, acredito que teremos boas surpresas a partir do ano que vem."
segunda-feira, 8 de março de 2010
Não se pode vendar os olhos...
Por que o medo do recomeço?
segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010
Leituras interessantes
Pré temporada 2010: O inicio
- Velocidade de deslocamento lateral;
- Impulsão horizontal;
- Agilidade (Teste "T");
- Resistência anaeróbica lática.
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010
A inteligência espacial e desenvolvimento da "capacidade de jogo" do jogador de futsal (1ª parte)
- A realização da defesa por parte do goleiro envolve a identificação das possibilidades de finalização/assistência, referenciadas no posicionamento dos adversários, companheiros e da bola;
- Perceber a distância e a trajetória da finalização no gol, analisando a velocidade da bola e as possibilidades de defesa (se espalmar, encaixar ou deixar bater no corpo etc.);
- Após a realização da defesa, o goleiro tem que localizar rapidamente os companheiros e adversários na quadra de jogo, analisar as possibilidades de movimentação deles e os "corredores de passe" (locais por onde a bola pode passar com mais facilidade para o receptor), escolhendo o com mais chances de sucesso do passe;
- O jogador que recebeu o passe do goleiro tem de realizar os mesmos procedimentos de identificação das localizações dos adversários e companheiros (pontos de referência na quadra de jogo) e análise das possibilidades de movimentação deles. O diferencial é que ele terá que realizar a tríplice ameaça (que será tema de uma postagem futura) de forma isolada (passar, driblar ou finalizar) ou combinada (drible+passe, drible+ assistência ou drible+finalização).
- a capacidade de imaginar movimentos ou deslocamentos internos entre as partes de uma configuração;
- a capacidade de pensar sobre as relações espaciais nas quais a orientação corporal do observador é parte essencial do problema.
- ANTUNES, CELSO. Inteligências múltiplas e seus jogos: Inteligência espacial. Vol. 4. Editora Vozes, Petropólis, RJ, 2006.
- GARDNER, HOWARD. Estruturas da mente - as inteligências múltiplas. Artmed, Porto Alegre, RS, 1995.