quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Exercícios de aprendizado e aprimoramento do passe 02

Dando continuidade a postagem de material de 2009. Colocaremos hoje mais um educativo para o ensino e aprimoramento do educativo passe. O educativo desta postagem tem por objetivo de trabalhar a precisão do passe e da recepção, com uma carga de pressão sobre a velocidade da execução das ações técnicas. Assim podemos afirmar que o aspecto concentração estará também presente. Ele é uma adaptação de um exercício da Academia do Arsenal (da Inglaterra) de futebol feminino. A principal diferença é que enquanto o do Arsenal é estático (ou seja sem movimentação por parte dos jogadores), aqui utilizamos a movimentação entre os portais como mais um elemento de dificuldade para os alunos e atletas.
A pressão sobre a velocidade de execução é dada pela quantidade de bolas que podem ser utilizadas no exercício. Sendo que começa-se com uma única bola e vai acrescentando as outras gradativamente até um máximo de 04 bolas. Montagem O educativo é composto de 04 portais de 0,8 metros cada dispostos cada um em um vértice do quadrado ou retângulo com no mínimo 12 metros de lado. Em cada vértice deverá ter um espaço de modo que o portal não obrigue ao aluno a ficar fora do espaço do quadrado ou retangulo. Execução Cada aluno recepcionará a bola passada pelo seu companheiro, gira para ficar de frente para o portal e passa a bola para o companheiro no outro vértice. Após o passe ele também se desloca de modo a ocupar o lugar do companheiro que estava no vértice para onde ele passou a bola.
De modo a estimular a velocidade de execução e a eficiência dos alunos, pode-se estabelecer "castigos" ou prendas a serem escolhidas pelos companheiros que não estavam no exercício no momento do erro.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Exercícios de aprendizado e aprimoramento do passe 01

Esta é uma das postagens que ficaram pendentes de publicação em 2009.

O maior problema que pudemos observar em jogadores de futsal "iniciados" na rua, nos vários anos de funcionamento do Arte nas Quadras, é que apesar do nível de habilidade individual ser bom ou ótimo na maioria das vezes, eles dificilmente executam bem as ações técnicas típicas do jogo de futsal.

Neste caso a questão do gênero (masculino ou feminino) não exerce grande influência sobre o grau de dificuldade na execução com precisão das ações técnicas. Em quase todos os casos a dificuldade pessoal deles na execução das ações técnicas, resulta em jogadores que preferem partir para uma situação 1v1 a buscar assistência de um companheiro (a) para vencer a oposição representada pelo adversário.

Uma das principais ações técnicas não executadas com precisão é o passe. A recepção até que muitas vezes acontece a contento, especialmente se envolve o amortecimento de bolas oriundas de lançamentos ou passes cavados, mas também requer cuidados e correções.

Os exercícios analíticos estáticos comumente aplicados para situações como a descritas, não conseguem “prender” a atenção dos jogadores acostumados com o ambiente lúdico das ruas. Eles apresentam grandes dificuldades em manter a concentração durante os exercícios e reclamam de cansaço após curtos períodos de atividades. Já se observados nas ruas eles jogam durante horas sem qualquer reclamação, não importando as condições climáticas (sol ou chuva).

Assim desenvolvemos algumas estratégias para facilitar a transição o universo totalmente lúdico das ruas para os treinos de competição:

  • Utilizar exercícios com muita movimentação e com várias ações técnicas envolvidas;
  • Divisão dos educativos/exercícios em séries e repetições baseadas no tempo;
  • Número de séries minimo de 02 e máximo de 06;
  • Duração de cada repetição minimo 03 minutos e máximo de 05 minutos;
  • Executar os educativos na mesma velocidade em que ocorrem as ações no jogo;
  • Alternar os papéis durante as repetições dos educativos/exercícios.

Abaixo seguem as instruções para montagem e execução de um dos nossos educativos para passe:

Montagem (para cada bloco de exercício)

  • 03 cones ou 02 cones e 01 prato demarcatório;
  • 01 bola.

No sentido da largura da quadra, colocar um dos cones (ou prato demarcatório) sobre a linha lateral. Medir uma distância de aproximadamente 10 a 12 metros e colocar outro cone. Realizar nova medição, desta vez de 2 a 3 metros e colocar o outro cone.

Execução

Em grupos de 03 alunos coloca-se um em cada cone. A bola fica na posse do aluno que estiver no cone. Os outros dois ficam nos cones posicionados distante da linha lateral. O que tem a posse da bola realiza um passe para o colega que está no outro cone, ele recepciona e passa a bola de volta para aquele que iniciou o exercício. Após a devolução ele desloca-se de costas para o cone de trás ao mesmo tempo, que o aluno que estava no cone de trás passa para frente para realizar a recepção e devolução da bola.

Quando for realizar uma nova repetição troca-se o aluno que está no cone sobre a linha lateral. Realizar pelo menos três repetições de modo que todos os alunos passem pelo cone da linha lateral.

Possibilidades de variação

  • Tipo do passe a ser realizado (rasteiro, cavado ou meia-altura);
  • Tipo de recepção a ser realizada pelos alunos nos dois cones distantes (pisada, amortecimento na coxa + pisada, amortecimento no peito + pisada);
  • Invés do deslocamento para frente e para trás, obrigar a antecipação por parte dos alunos nos cones distantes.